Aprendendo
PROTOCOLOS DE REDES.
Dhcp
TCP
UDP
Ipv4.
Camadas de Enlace/Físico – Ethernet
O protocolo UDP
O protocolo de transporte UDP foi referenciado pela RFC 768 em 28 de agosto de 1980. O UDP, ao contrário do que muitos crêem, não é um protocolo anterior ao TCP. Inicialmente, não havia uma separação entre a camada de rede e de transporte. Os protocolos TCP e IP eram referenciados como um único protocolo. Entretanto, à medida que se percebia as limitações do protocolo para certas aplicações, as especificações foram mudando. Na versão 3(1978) do TCP/IP já haviam indícios de separação entre os protocolos, e na versão 4(1980), há a separação total entre eles. Por isso o protocolo IP começa na versão 4.
O UDP nasce então para servir como uma interface entre o IP e a camada de aplicação. Sua RFC possue apenas três páginas e sua meta é ser um protocolo simples e rápido. Nela também, é definido que o UDP assume que está rodando sobre o protocolo IP.
Em relação ao IP, adere poucos serviços, entre eles a verificação de erros(Checksum), suporte à multiplexação e demultiplexação e suporte a broadcast e multicast. Demais serviços, como entrega confiável de dados e controle de congestionamento podem ser implementados pela camada de aplicação, se o programador achar necessário.
UDP - Fragmentação IP
_ O nível de enlace impõe um limite máximo no tamanho dos quadros
_ O nível de rede deve respeitar este limite e fragmentar mensagens que um número maiorde dados
_ Um fragmento pode ser novamente fragmentado em outra porção da rede
_ Fragmentos diferentes podem percorrer caminhos diferentes na rede de computadores
UDP - Fragmentação IP
_ O nível de rede deve abstrair a fragmentação do nível de enlace, logo UDP não “vê” a fragmentação
_ Se um fragmento de um datagrama IP é perdido ou se encontrar em erro, todo o datagrama é perdido
_ Não é possível se retransmitir apenas o fragmento perdido _ Mensagens