revista
Nesta edição, Continuum fala de Conectividade
O jornalista e apresentador
Marcelo Tas responde às perguntas dos leitores.
ITAÚ CULTURAL
21
E mais:
Seis graus de separação, em ficção inédita de
Eduardo Baszczyn.
Twitter, Orkut, blogs: vitrines do ego ou meios relevantes de informação?
Participe com suas ideias
1
itaucultural.org.br/continuum | participe com suas ideias
Tudo o que nos une
Este texto foi escrito ao mesmo tempo que seu autor dava dicas no Twitter, ouvia músicas que uma nova cantora brasileira disponibilizou no MySpace antes de lançar o próximo CD, via no YouTube a impagável série de vídeos de Bruno Aleixo, e, de quebra, conferia os últimos posts nos seus blogs favoritos. Tudo ao mesmo tempo agora. A frase é chavão, mas não há melhor definição para a atualidade, em que a internet é meio e mensagem.
Esta edição da Continuum enfoca a comunicação entre pessoas através da rede, a conectividade. Por isso o título de capa é O que você está fazendo agora?, uma referência às frases de microblogs ou redes sociais que convidam seus seguidores a compartilharem experiências. A internet é algo tão mutante que corremos o risco de, ao refletir sobre ela, as ideias se tornarem velhas antes mesmo de este número ser publicado. E isso não seria demérito nenhum, apenas constatação dos tempos que vivemos.
Para caprichar no retrato, a revista ouviu, em entrevista especial, um dos jornalistas mais conectados, Marcelo Tas, que conta como sua presença virtual modificou a atuação na mídia. A importância de existir na internet é o tema de artigo de Luli Radfahrer, especialista em comunicação digital, e da reportagem que analisa os blogs e os seus seguidores. As redes sociais são um espelho para egocêntricos ou um espaço para mobilização coletiva? Dividindo opiniões, a Arena traz as respostas do jornalista e escritor Fábio
Fernandes e da professora universitária Raquel Recuero.
ilustração: Helder Santos
Mas a palavra