revista
Em 1693 surgiu a primeira revista feminina – Ladie’s Mercury. Com publicação semanal, a revista foi promissora em responder a todas as questões mais agradáveis e curiosas sobre o amor, casamento, vestido, comportamento e humor do sexo feminino. Também tinha a crônica da Corte e poesia, mas mostrava desenhos de roupas, moldes para vestidos e bordados.
O número de novas revistas se multiplicou pela Europa, e logo se estendeu pelo Estados Unidos como uma história de concorrência.
Em 1741, Benjamim Franklin estava pra lançar no dia 13 de fevereiro a primeira revista do novo continente chamada General Magazine and Historical Chronicle.
No Brasil a primeira revista surgiu no ano de 1812 na cidade de Salvador (Bahia). Com o título “As Variedades ou Ensaios de Literatura”, a publicação tratava de temas cultos. Em 1839 foi lançada a “Revista do Instituto Histórico e Geographico Brazileiro”, que abordava temas culturais e a científicos. Essa revista continua a ser publicada em nossos dias, sendo uma das mais longevas publicações especializadas do mundo ocidental.
capas das revistas
No século XX, a revista evolui e passa a publicar fotos em suas edições, dando lugar à revistas ilustrativas. Em 1928, é lançada a revista Cruzeiro pelo jornalista Assis Chateubriand, com publicações mensais. Ela enfatizava grandes reportagens com apelo para as imagens, aproximando o fotógrafo do fato e utilizando recursos do fotojornalismo. Em suma, a revista trazia os principais fatos jornalísticas da semana, variedades e os avanços tecnológicos no mundo pós primeira guerra, unido à uma boa diagramação, edição e ilustração. Após poucos meses de seu lançamento, Cruzeiro já era um sucesso de vendas, atraindo um público variado de leitores.
Sem dúvida a capa de uma revista