relatorio ph
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Campus Barretos
Prof. Emanuel C. Rodrigues
Aula experimental de medida de pH
DISCIPLINA: Fundamentos de Química
DOCENTE: Emanuel Carlos Rodrigues
NOME DOS COMPONENTES DO GRUPO
RA
NOTA
509.113
nnnn
nnnnn
nnnnnn
nnnnnnn
Barretos, 2014.
Introdução pH é símbolo para a grandeza físico-química potencial, que indica a acidez, neutralidadeou alcalinidade de uma solução aquosa. Sua escala varia de 0 a 14, sendo quanto mais próximo de 0 seu pH é ácido, e mais próximo de 14 seu pH é básico. Porém há uma neutralidade quando o pH equivale a 7.
O termo pH foi introduzido, em 1909, pelo bioquímico dinamarquês Soren Peter Lauritz Sorensen (1868-1939) com o objetivo de facilitar seus trabalhos no controle de qualidade de cervejas (à época trabalhava no Laboratório Carlsberg, da cervejaria homônima). O "p" vem do alemão potenz, que significa poder de concentração, e o "H" é para o íon dehidrogênio (H+).
Às vezes é referido do latim pondus hydrogenii.
Matematicamente, o "p" equivale ao simétrico do logaritmo (cologaritmo) de base 10 da atividade dos íons a que se refere. Para íons H+:
Sendo que representa a actividade em mol dm−3.
Em soluções diluídas (abaixo de 0,1 mol dm−3), os valores da atividade se aproximam dos valores da concentração, permitindo que a equação anterior seja escrito como abaixo:
O pH pode ser determinado usando um medidor de pH (também conhecido como pHmetro) que consiste em um eletrodo acoplado a um potenciômetro. O medidor de pH é um milivoltímetro com uma escala que converte o valor de potencial do eletrodo em unidades de pH. Este tipo de elétrodo é conhecido como eletrodo de vidro, que na verdade, é um eletrodo do tipo "íon seletivo".
O pH pode ser determinado indiretamente pela adição de um indicador de pH na solução