teorias organizativas e suas aplicações no sistema desportivo e de lazer
FACUDADE DE EDUCAÇÃO FISICA E FISIOTERAPIA – FEFF
BACHAERLADO EM TREINAMENTO ESPORTIVO
AS TEORIAS ORGANIZATIVAS E A SUA APLICAÇÃO NO SISTEMA DESPORTIVO E DE LAZER
HELOIZA CRISTINA DA SILVA ROLIM
MANAUS – AM
AS TEORIAS ORGANIZATIVAS E A SUA APLICAÇÃO NO SISTEMA DESPORTIVO E DE LAZER
De acordo com o Grande Dicionário Larousse (1999), uma teoria reúne um conjunto de princípios que rege uma pratica, já na opinião popular se confunde teoria com especulação, sendo assim, a teoria continua sendo uma especulação até ser comprovada, quando provada a teoria se torna um fato e os fatos são considerados certos e inquestionáveis.
As Teorias Organizacionais são usadas por diversas industrias comerciais e de prestação de serviços, possuem embasamento cientifico preciso para a organização de esporte e lazer seja tão bem sucedida quanto a pratica, assim sendo, de bases cientificas solidas, diversas em números suficientes para definitiva consolidação.
O processo de desenvolvimento da atividade física, transformando em um fenômeno social a pratica recreativa e como esporte moderno no final do século XX coincide com as Teorias Administrativas criadas para serem utilizadas no setor econômico das industrias mas se tornou um modelo administrativo para uma série de outras organizações.
Precisamos dar uma olhada na história para que possamos conhecer as estruturas administrativas, para que possamos saber como as regras foram impostas e regulamento dos trabalhadores e como foram transformados os trabalhos de linha de montagem e trabalho em equipe.
O termo organização está dividido em dois significados: 1) Entidades Sociais: Universidades, Hospitais, Repartição Públicas, etc. 2) Condutas Sociais: Ato de Organizar, etc. Entretanto, estas entidades sociais não possuem total estrutura que é necessária para ser classificada como empresa, sendo que está limitado as fronteiras de decisão.
Sendo