Conceito de um Museu
Levando em conta o conceito do museu o intuito foi pensar em uma forma arquitetônica que atraísse os visitantes e se tornasse agradável para a população.
A forma do museu foi pensada utilizando-se de formas geométricas simples, o intuito foi fazer uma composição de volumes cheios e vazios, saliências e reentrâncias, num jogo de luz e sombra, com cuidados estéticos.
A forma resulta da união de um quadrado e dois retângulos.
A escolha do quadrado se deu devido ao fato deste ser associado ao domínio da racionalidade, da impessoalidade, da neutralidade, o quadrado transmite significados como firmeza, solidez, sobriedade, repouso, sendo assim o a forma ideal para o espaço de exposição de obras, com o intuito de se contrapor com a firmeza que a forma quadrada representa, este foi elevado sob um sistema pilotis, com isso foi possível unir a rigidez do quadrado com a leveza de um espaço aberto em baixo, o pavimento elevado sob pilotis na edificação torna o edifício muito mais legível e integrador, e além disso ele libera um espaço aberto para atividades, integrando - os assim com o entorno.
Compondo com a forma quadrada elevada sob pilotis existem dois retângulos posicionados lado a lado de forma vertical, o quadrado e o retângulo lateral encontram-se recuados em relação ao retângulo central, este deslocamento de volumes gera uma movimentação interessante no contexto geral.
O retângulo posicionado de forma vertical, é considerado a forma associada ao crescimento e a tradição, é considerado um ícone da artificialidade, da arquitetura, para se contrapor com a rigidez da junção destas formas