Relatorio ph
FAESA – CAMPUS II
ENGENHARIA AMBIENTAL
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE QUÍMICA ANALÍTICA
2º A – 2009/1
ESTUDO DE PH.
VITÓRIA-ES setembro de 2008
1 INTRODUÇÃO
O presente relatório descreve a execução das práticas de laboratório realizadas nas aulas de Estudo de pH. Para que haja melhor entendimento deste relatório, estão descritos abaixo alguns conceitos dos assuntos aqui abordados.
Estudo de pH: Uma série de substâncias, chamadas indicadores de pH, que usadas em soluções ou impregnadas em papel, mudam a sua coloração de acordo com a variação do meio em que estão presentes. Este maio pode variar, isto é, ser mais ácido ou mais básico, conforme a quantidade de íons H+ ou H-. Encontramos numa tabela padrão a relação das cores obtidas de diferentes indicadores e a concentração de H+ ou H- em diferentes soluções. A determinação do pH baseia-se na medição da força eletromotriz (f.e.m.) de uma célula eletroquímica, que contem uma solução de pH desconhecido como eletrólito, e dois eletrodos. Os eletrodos são conectados aos terminais de um voltímetro, a maioria das vezes denominado, simplesmente, medidor de pH (ou potenciômetro). Quando convenientemente calibrado com uma solução-tampão de pH conhecido, pode-se ler diretamente na escala do aparelho o pH da solução em teste.
2 OBJETIVOS
Objetivo Principal. Apresentar os resultados e relatar a execução dos experimentos realizados em laboratório, onde se aplicou os conhecimentos teóricos passados em sala de aula.
Objetivos Específicos. Para o estudo de pH, pretende-se verificar o pH de soluções aquosas medindo no pHmetro e usando indicadoras de pH.
3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
3.1- Procedimentos para o estudo do pH.
▪ Verificou-se o pH de cada solução usando o pHmetro. ▪ Calculou-se o pH teórico de cada solução. ▪ Foi usado béquer de 50 ml (colocou-se por volta de 30 ml de