relatorio de pH
RELATÓRIO DE PRÁTICAS DE BIOQUÍMICA
SALVADOR
2013
SALVADOR
2013 pHRelatório de aula prática apresentado ao Docente João Paulo Cotrim, da disciplina de Bioquímica, do curso noturno de Enfermagem como requisito parcial para obtenção de nota da Iª unidade.
SALVADOR
2013
SUMÁRIO
Introdução
Objetivo
Materiais e Métodos
Resultadose Discussões
Conclusão
Referências Bibliográficas
Introdução
O pH ou Potencial Hidrogeniônico é essencial na medida das substâncias líquidas, assim como o grau é uma medida de temperatura. A medição do pH de uma substância indica se a amostra está ácida ou alcalina.As definições do termo pH são representadas pelas letras “p” em minusculo e pela letra “H” em maisculo, onde o "p" vem do alemão potenz, que significa poder de concentração, e o "H" é para o íon de hidrogênio (H+). Consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer, baseado na concentração de íons Hidrogênio presentes. O pH pode variar de 0 a 14.Sendo que o pH 7 representa um meio neutro, os valores abaixo de 7 são meios ácidos e quanto menor o pH, mais ácido é o meio, enquanto os valores acima de 7 são meios básicos ou alcalinos e quanto maior esse valor, mais básico é o meio. Atualmente É possivel avaliar o pH, por meio do pHmetro, aparelho que mede com precisão o pH da solução, o mais utilizado em laboratórios, e por meio dos indicadores de pH.
Os indicadores de ph, também conhecido como indicadores ácido-base são substâncias orgânicas que ao entrar em contato com um ácido ficam com uma cor e ao entrar em contato com uma base ficam com outra cor. Assim, para saber se uma substância é ácido ou base, podemos utilizar um indicador orgânico para identificar a função química. São exemplos de indicadores ácido-base: fenolftaleína, alaranjado de metila, papel tornassol, azul de bromotimol.Alguns indicadores naturais também podem ser utilizados, como: o repolho roxo, a flor hortência, o hibisco E ETC.
A