Relatorio PH
A aula prática publicada neste relatório serve como base para o aprendizado de medição do pH de uma solução, mostrando que o uso de um laboratório de química aliado a um profissional qualificado através de suas pesquisas pode ter grandes impactos em nosso dia a dia.
Este relato descreve uma aula prática da disciplina de química, para identificação da acidez de substâncias.
O conhecimento adquirido através de práticas e procedimentos laboratoriais tem como objetivo nos preparar para analisar e indicar corretamente os alimentos que serão consumidos pelos pacientes ou clientes, dependendo de suas necessidades; além de nos mostrar que toda substância tem um pH diferente com funções específicas.
2. OBJETIVO
Obter o pH de um produto industrializado: Achocolatado 70 ml.
3. MATERIAL E MÉTODOS
Para elaboração do presente relatório foram utilizados: becker, pHmetro, eletrodo, solução pH padrão e como reagentes foram utilizados: Achocolatado industrializado 70 ml e água destilada.
Repassamos 70 ml de achocolatado industrializado pronto para o becker, retiramos o eletrodo da solução pH padrão em que se encontrava e, em seguida o mergulhamos no achocolatado para medir seu pH. O resultado demora cerca de 30 segundos a 1 minuto no pHmetro.
4. RESULTADOS E DISCURSSÕES
O pH é um índice que indica se a solução é ácida, básica ou neutra. Quanto maior a concentração de íons hidrogênio em uma solução, tanto maior é a acidez da solução (COHEN; WOOD, 2002).
A escala do pH pode variar de 0 a 14. A escala de pH apresenta como ponto neutro o valor 7: valores menores que 7 indicam solução básicas ou alcalinas e, valores maiores que 7, soluções ácidas (BRENA, 2009).
O pH do achocolatado depende do grau de alcalinização que o cacau possui e da quantidade e acidez do soro de leite utilizado (EDUARDO; LANNES, 2004).
O resultado