DIMENSÕES CULTURAIS
DIMENSÕES CULTURAIS
Noções sobre o que é cultura
Neste capítulo a autora inicia relatando a definição de cultura, e de que forma esta, influencia a sociedade, em especial as mulheres. Assim, define cultura como sendo a programação extragenética que guia e ordena os comportamentos sociais e ideológicos expressos pelo que pensa e faz cada pessoa, onde no passado e ainda em tempos contemporâneos dita regras de conduta, que muitas vezes, oferece à mulher uma imagem deturpada de si mesma. Diante disso, entende-se que a cultura não se coloca neutra em relação aos sexos, pois compreende a mulher como sexo fragilizado.
Sendo assim, os aspectos culturais influenciam diretamente a questão do ser profissional, de maneira que, os profissionais da área de enfermagem precisam entender claramente a vida cultural, para então, elaborar políticas justas e de valorização profissional.
Criatividade: arte/estética/estilo
A criação depende do desenvolvimento de alguns aspectos como percepção e intuição; sensações ou qualidades sensíveis; sensibilidade, afetividade e intelectualidade. A enfermagem lida com a expressão física dos seres humanos, e sua arte é tentar atenuar o sofrimento de pessoas, onde o enfermeiro deve procurar atender as necessidades materiais e espirituais de seus pacientes. Porém, a arte de criar em atendimentos está perdendo o seu valor, pois a visão de que a ciência é controladora de todas as decisões se faz cada vez mais preponderante, extraindo a identidade do profissional de enfermagem, que passa a exercer as atividades como rotina ou hábito. É necessário compreender a arte e incluí-la no dia-dia da prática, para assim assegurar a harmonia da teoria e técnica no exercício profissional.
Ética
A ética parte de dentro do ser, portanto está intimamente ligada à criatividade. De forma individualizada indica que se deve escutar a voz da própria consciência, adotando o