Relatorio experimental de quimica
CURSO DE TECNOLOGIA EM ALIMENTOS
QÚIMICA GERAL
Relatório de Aula Prática - Química Geral
Técnica de separação e purificação: Filtração e evaporação.
Professora: Douglas Machado
Acadêmico: R.A.
Claudinei de Melo 77071
UMUARAMA-PR
1. INTRODUÇÃO
Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. Em função disso, é necessário utilizarmos métodos de separação se quisermos obter uma determinada substância.
Para a separação dos componentes de uma mistura. Ou seja, para a obtenção separada de cada uma das suas substâncias puras que deram origem à mistura, utilizamos um conjunto de processos físicos denominados métodos de processos. Esses processos não alteram a composição das substâncias que formam uma dada mistura.
Em uma mistura que temos componentes sólidos e líquidos podemos ter várias maneiras para que possam ser separadas sendo elas:
SEPARAÇÃO DOS COMPONENTES DE MISTURA HOMOGÊNEA
I- SÓLIDO - LÍQUIDO
Nas misturas homogêneas sólido-líquido (soluções), o componente sólido encontra-se totalmente dissolvido no líquido, o que impede as sua separação por filtração. A maneira mais comum de separar os componentes desse tipo de mistura está relacionada com as diferenças nos seus pontos de ebulição (PE). Isto pode ser feito de duas maneiras:
a) Evaporação: a mistura é deixada em repouso ou é aquecida até o líquido (componente mais volátil) sofra evaporação. Esse processo apresenta um inconveniente: a perda do componente líquido.
b) Destilação simples: a mistura é aquecida em uma aparelhagem apropriada, de tal maneira que o componente líquido inicialmente evapora e, a seguir, sofre condensação, sendo recolhido em outro frasco. Veja como é feita a destilação em laboratório:
Obs.: A entrada de água corrente no condensador deve ser feita pela parte inferior do aparelho para permitir que