RELATÓRIO QUÍMICA EXPERIMENTAL
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA
ALESSANDRA JAINE MORAES DE OLIVEIRA
ANA CAROLINA MONTEIRO TEODORO MAZIERO
ARIANE MACHADO IGNÁCIO
ELAINE ADRIANO DOS SANTOS
MEDIDAS DE VOLUME
CRICIÚMA-SC
2014
ALESSANDRA JAINE MORAES DE OLIVEIRA
ANA CAROLINA MONTEIRO TEODORO MAZIERO
ARIANE MACHADO IGNÁCIO
ELAINE ADRIANO DOS SANTOS
MEDIDAS DE VOLUME
Trabalho apresentado, como requisito parcial para aprovação, solicitado pela professora NORMÉLIA ONDINA LALAU DE FARIAS, responsável pela disciplina de QUÍMICA EXPERIMENTAL I.
CRICIÚMA-SC
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 OBJETIVO 5
3 REFERENCIAL TEÓRICO 6
4 MATERIAIS E MÉTODOS 7
4.1 MATERIAIS E REAGENTES 7
4.2 PROCEDIMENTO 7
5 RESULTADOS E DISCUSSÃO 8
6 CONCLUSÃO 9 REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
A medida de volume de líquidos é feita em parelhos graduados ou volumétricos e são utilizados de acordo com a maior ou menor precisão. A vidraria deve estar adequada e limpa e ser utilizada de acordo com cada procedimento.
Sempre que uma medida é efetuada deve-se levar em conta o erro nela contido que pode ter várias causas, como o aparelho utilizado, o operador entre outras. Podem ocorrer erros sistemáticos, mas o ideal é que as medidas sejam exatas.
Na medida de volume de um líquido é possível comparar seu nível pelos traços que o aparelho apresenta. Lê-se o nível do líquido, baseando-se no menisco que é a curva do liquido em comparação com o tracejado aparelho podendo estar côncavo.
Este relatório visa à utilização adequada de equipamentos para fazer medidas de volume além da utilização de algarismos significativos, compreendendo melhor como realizá-las e o uso de diversos tipos de instrumentos.
2 OBJETIVO
O uso correto de materiais como a balança,