teoria da firma
8- Produção e custos – (Teoria da Firma): PLT, pág. 82.
A teoria dos custos de produção, em economia, constitui-se na denominada teoria da oferta da firma individual.
Importância da teoria dos custos de produção, é que seus princípios são peças fundamentais para a análise dos preços e do emprego/uso dos fatores de produção, assim como de sua alocação entre os diversos usos alternativos na economia.
A teoria dos custos de produção serve de base para análise das relações existentes entre produção e custos dos fatores de produção (insumos).
Numa economia moderna a tecnologia e processos produtivos evoluem diariamente
(novas técnicas, novas máquinas produzem mais com menor custo), assim, o relacionamento entre a produção e os custos de insumos é muito importante na análise da teoria da formação dos preços.
Teoria da produção (é diferente da teoria dos custos de produção): Trata do processo de produção. Se preocupa com a relação técnica ou tecnológica entre quantidade física de produtos e de fatores de produção.
Ou seja, a Teoria da Produção estuda quanto de produto uma empresa consegue produzir, com a combinação de determinados fatores de produção, são relações físicas. Já a Teoria dos Custos de Produção, envolve também os preços dos insumos
(matéria-prima, mão de obra, capital, aluguel, energia elétrica, etc).
Teoria da Produção – Conceitos Básicos: (PLT, pág. 82, item 6.2.1)
Produção: Processo de transformação dos fatores adquiridos pela empresa, em produtos para a venda no mercado. Este conceito não se limita aos bens físicos e materiais, abrange serviços como transportes, atividades financeiras, comércio e outras atividades.
A produção, entendida em seu sentido amplo, inclui não apenas a manufatura, mas No também a estocagem, a venda a atacado, transporte, a distribuição, embalagem, etc.
No processo de produção, diferentes insumos/fatores de