Relatório de Química Experimental
Disciplina: Química Experimental - Prof. Cristiane Crespo
reações químicas
Equipe:
CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ
2013
SUMÁRIO
OBJETIVOS
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
MATERIAIS, VIDRARIAS E EQUIPAMENTOS
REAGENTES
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
REAÇÕES
RESULTADOS
DISCUSSÃO E CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
1. Objetivos:
Construir as reações e realizar o balanceamento das mesmas;
Relacionar ligações químicas e características dos compostos analisados;
Discutir reações químicas e correlacionar a reatividade dos compostos segundo a ligação química envolvida na reação ocorrida;
2. Fundamentação Teórica:
Reação química
Uma reação química é uma transformação da matéria na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos. Envolve mudanças relacionadas à mudança nas conectividades entre os átomos ou íons, na geometria das moléculas das espécies reagentes ou ainda na interconversão entre dois tipos de isômeros. Resumidamente, pode-se afirmar que uma reação química é uma transformação da matéria em que pelo menos uma ligação química é criada ou desfeita.
Na química inorgânica podemos classificar as reações em quatro tipos diferentes:
1) Reações de síntese ou adição
As reações de síntese ou adição são aquelas onde substâncias se juntam formando uma única substância. Representando genericamente os reagentes por A e B, uma reação de síntese pode ser escrita como:
Exemplos:
Fe + S FeS
2H2 + O2 2H2O
H2O + CO2 H2CO3 Os reagentes não precisam ser necessariamente substâncias simples (Fe, S, H2, O2), podendo também ser substâncias compostas (CO2, H2O) mas, em todas elas o produto é uma substância "menos simples" que as que o originaram.
2) Reações de análise ou decomposição
As reações de análise ou