Algumas reflexões sobre a creche
Instrumentos metodológicos de trabalho do educador: observação, planejamento, avaliação, registro, reflexão; essas ferramentas formam um círculo contínuo.
Uso de desenho e pintura em papéis grandes e outros materiais em diferentes planos, no chão, na perede, etc. papéis recortados de diferentes formas aleatórias, de diferentes texturas, diferentes materiais como tinta guache, anilina, crayun, modelagem. Pinturas a dedo, levá-la a desafios artísticos mais elaborados, sugerindo novas técinicas, novos materiais, novos espaços, novas pesquisas. Objetivo incentivar a liberdade de movimentos e de expressão.
As turmas do maternal II já podem se servirem nas refeições.
Organizar a sala em termos de percursos motores que exijam da criança: subir, descer, passar por baixo, andar de ledo, andar pé ante pé, ter de engatinhar, subir em almofadas e colcolchonetes, atravessar tubos, entrar em caixas, olharem- se no espelho.
Vygotsky ao falar da imaginação, da capacidade criadora desenvolver mais.
“Brincar é fantasiar, inventar, criar, entender, construir, modificar, experimentar, destruir, imaginar... A criança retira de sua vida os conteúdos da brincadeira através de impressões e sentimentos que vivencia, dos conhecimentos que aprende, das histórias que escuta... Por isso, para brincar é preciso entender que a brincadeira é uma atividade da imaginação. “ p. 59
“Nas creches, a brincadeira é educação por excelência” p. 59 Abramowicz & Wajskop ,1995
“Humpty Dumpty e Alice, dois personagens de Lewis Carroll, discutem sobre o sentido social e o uiso da palavra. O vocábulo ‘glória’, usado inadequadamente por humpty Dumpty, segiundo Alice, suscita discussão eobre os vários sentidos de uma palavra e a relação entre o poder e a linguagem.
‘- E só um para presentes de aniversário, como vê. Eis a glória para você. – Não sei bem o que o senhor entende por ‘glória’ – disse Alice.
Humpty Dumpty sorriu com desdém.
Claro que você não sabe, até eu lhe dizer. O