Relatorio de quimica experimental
* INTRODUÇÃO
O processo eletrolítico se dá a partir do fornecimento de energia vindo de uma pilha, que serve de gerador. Com isso, ocorre a descarga de íons, onde ocorre uma perda de carga por parte de cátions e ânions. Consequentemente, os cátions irão receber elétrons, sofrendo redução, enquanto que os ânions irão ceder elétrons, sofrendo oxidação. Tais reações ocorrem entre dois ou mais eletrodos mergulhados em uma solução condutora, onde será estabelecida umadiferença de potencial elétrico. As substâncias iônicas conduzem corrente elétrica quando fundidas ou em soluções aquosas, e a condução de corrente elétrica se dá pela formação de substâncias nos eletrodos. Vale lembrar que a denominação “solução eletrolítica”, empregada para designar qualquer solução aquosa condutora de eletricidade, deriva justamente desse processo.
A eletrólise encontra grande utilidade na indústria química, como na produção de metais como o alumínio, o cloro,magnésio, potássio, etc. Por meio dela é possível isolar algumas substâncias fundamentais para muitos meios de produção, como o hidróxido de sódio (soda cáustica) e peróxido de hidrogênio (água oxigenada), além da deposição de finas películas de metais sobre peças metálicas ou plásticas, numa técnica conhecida como galvanização. Além disso, é um processo que purifica e protege (como revestimento) vários metais.
* OBJETIVO Identificar os processos eletroquímicos, investigar reações de eletrólise e reações de oxi-redução em soluções eletrolíticas ou liquefeitas por fusão, empregando-se corrente elétrica contínua.
* MATERIAL - Placa de Cobre 1 - Placa de Cobre 2 - Cuba eletrolítica (béquer de 150 mL) - Fonte de corrente contínua - Dissipador de calor - Amperímetro - Balança analítica
* PROCEDIMENTO Primeiramente poliu-se as placas metálicas de cobre puro, em seguida pesou-se e anotou-se suas respectivas massa. O circuito de eletrodeposição (figura 1) deve-se a seguinte montagem: