FisicaÇ Oscilacoes e Ondas
2109 palavras
9 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOESTECENTRO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIAS EXATAS - CECE
CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA
TRABALHO DE FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL: Oscilações e Ondas
Professora
Drₐ Rose de Lucca
Acadêmicos
Marcos Venicius Rosa
Maykon Rodrigo Lecheski da Costa
TOLEDO – PR
2014
MOVIMENTO HARMONICO SIMPLES
O movimento harmônico simples (MHS) é um movimento oscilatório que possui certa periodicidade no deslocamento de uma determinada partícula, onde esta se movimentará em uma reta, com uma determinada intensidade que tende a levá-la a um ponto fixo na mesma proporção que tende a afastar deste mesmo ponto fixo.
COMPRIMENTO DE ONDA E AMPLITUDE
O comprimento de onda é uma distancia ao longo do eixo X até o ponto que ela passa pelo mesmo ponto (Halliday, 1996). Imaginemos uma partícula se deslocando em um sistema ondulatório sobre um eixo X, para sabermos a comprimento de onda desta partícula medimos a distancia x, ela e medida a partir da origem do eixo X até a posição que se encontra esta mesma partícula, sendo assim elongações no mesmo sentido do eixo X são consideradas positivas e casso contrario são negativas.
Já para se saber a amplitude desta, pegamos a mesma partícula e medimos a distancia de Y que esta no ponto mais extremo a elongação até o ponto sobre o eixo X.
Figura 1 - Comprimento de Onda e Amplitude.
Assim para termos uma ideia matemática sobre o movimento harmônico simples como projeção de um movimento circular uniforme sobre um determinado diâmetro da circunferência pré-estabelecido pelo movimento da partícula
Figura 2 - deslocamento da partícula em uma circunferência.
Os pontos P e Q da figura 2 se coincidem em um t=0, e o ângulo do segmento OQ com o eixo X no instante posterior t é = t, onde representa o módulo da velocidade angular sendo assim cos t = x/A ou X(t) = A.cost
Onde x é a elongação, , a freqüência angular2 e A, a amplitude (elongação máxima) da