As boas práticas de fabricação do Açaí nas Amassadeiras
CULTIVO DA AÇAÍ NO ESTADO DO PARÁ, AMAZÔNIA, BRASIL
Marcelo Moraes Neves – FACI
Heriberto Wagner Amanajás Pena – UEPA
Pablo Queiroz Bahia - FACI
RESUMO
Na floresta amazônica o açaizeiro é uma palmeira típica e muito expressiva para a economia regional. O Estado do Pará se destaca como o maior produtor e consumidor do fruto, nos últimos anos o consumo vem se expandindo em outras regiões do país e do mundo, ampliando as oportunidades de empregos e estimulando a economia amazônica.
O aumento da demanda traz novas oportunidades de negócios para a região norte principalmente para o Pará. Embora a comercialização seja feita por uma intrincada malha de atravessadores, comprovada por POULLET (1998) Porém os intermediários da cadeia de comercialização são úteis para a concretização do negócio a pesar de contribuírem para a elevação do preço do produto.
Frente a esta realidade, verificou-se que produção do fruto cresceu, porém o mercado ainda sofre com o abastecimento nos períodos de entressafra e da safra do inverno onde a quantidade do produto é menor e de qualidade inferior. A conquista de uma melhor divisão da produção de frutos ao longo do ano traria grandes vantagens econômicas: os preços de compra dos frutos seriam mais estáveis; o volume de consumo na época de baixa produção aumentaria e o consumidor teria um preço mais constante e a renda dos produtores e dos pequenos fabricantes seria mais estável.
Uma vez que esta cultura se apresenta como um dos produtos mais relevantes para a dieta alimentar da população paraense e necessita de políticas públicas voltadas para a valorização econômica deste produto, tanto pelo alto potencial de mercado, quanto por se constituir numa vantagem comparativa do Estado em relação a outros produtos na esfera da competição regional, quanto pela sua capacidade na geração de emprego e renda para as populações locais, gerando, portanto, um efeito multiplicador