Teologia Fundamental
Disciplina: Teologia Fundamental
Respostas:
1 – O livro nos apresenta de uma forma bastante interessante o que diz respeito as crenças e suas aceitações por parte do sujeito moderno. Danielle vai nos trazer a dimensão de que não é a indiferença com relação à crença que caracteriza nossas sociedades. Percebe-se que com a modernidade a crença vai fugir totalmente do controle das grandes Igrejas e das instituições religiosas. E nesse universo de proliferação incontrolada das crenças que estará inserido o individuo. Neste panorama religioso, o homem buscará sua crença de acordo com aquilo que lhe convém, e a sua própria realidade do ser crente estará de acordo com o universo individualista e imediatista que este está inserido.
Sua normativa religiosa do ser praticante ou não praticante se fundamentará no direito a liberdade que a própria modernidade trás como característica. O individuo que “constrói” seu próprio sistema de fé, fora de qualquer responsabilidade de um corpo de crenças validadas por uma instituição.
O que a autora trás como “bricolagem” é o sentido desse homem moderno fazer valer sua liberdade de escolha, tendo como base de vida, as crenças existentes na sociedade e das quais este individuo se faz valer das práticas que lhe convém, daí olhar para o prisma da subjetividade e perceber o que de fato é atribuído a essas crenças e a essas práticas é o afastamento total de uma definição doutrinal. O individuo recolhe de diversas práticas religiosas aquilo que vai transformar a sua vida de maneira positiva, e vai trazer de forma livre para si, tomando emprestadas diversas correntes religiosas. Desse conceito o livro nos apresenta um exemplo muito claro de que 34% dos católicos que declararam crer em Deus pessoal dizem acreditar na reencarnação, justamente porque julgam ser conveniente pensar assim.
Desse modo, a modernidade, diante da proliferação das crenças, vai fazer com