Relatorio de soluções saturada, supersaturada e insaturadas
Nesse experimento iremos descobrir o quão solúvel é as seguintes substancias: hidróxido de alumínio, cloreto de sódio, sacarose, sulfato de cobre penta hidratado, acetato de cálcio e acetato de sódio. Verificaremos a solubilidade de cada substancia à diferentes temperaturas. Iremos também reconhecer e classificar as soluções como saturadas,insaturadas e supersaturadas em função de sua solubilidade.
2. INTRODUÇÃO
Solução é um sistema homogêneo (monofásico) constituído de mais de uma substância (espécie química).
A água que bebemos, os refrigerantes, os combustíveis (álcool hidratado, gasolina), diversos produtos de limpeza (como sabonetes líquidos) são exemplos de soluções.
Tipos de soluções: solução líquida (ex.: refrigerantes), solução sólida (ex.: bronze = cobre + estanho) e solução gasosa (ex.: ar atmosférico).
Componentes de uma solução:
A substância presente em maior quantidade é denominada solvente, e as outras substâncias na solução são conhecidas como soluto. O comportamento da solução geralmente depende da natureza do soluto e da sua concentração.
As soluções preparadas rotineiramente em laboratório são compradas e preparadas a partir da forma concentrada ou de um sal. As soluções de concentração mais baixas podem ser obtidas pela adição de água, processo chamado de diluição.
Dependendo da quantidade de soluto que uma solução contém, podemos classificar as soluções, como:
- Soluções saturadas: Contêm a quantidade de soluto dissolvido em uma determinada quantidade de solvente, considerando-se constante a temperatura e a pressão (exatamente igual ao coeficiente de solubilidade).
- Soluções insaturadas: contêm uma quantidade de soluto dissolvido menor que a sua solubilidade naquela temperatura.
- Soluções supersaturadas (instáveis): São soluções nas quais a quantidade de soluto dissolvida supera o coeficiente de solubilidade (na mesma temperatura). Tais soluções são altamente instáveis e qualquer perturbação ou adição de um germe