liderança de sucesso
Sumário
Resumo
Introdução
Seguridade social
História da Previdência no Brasil.
Regime Geral de Previdência sócia INSS.
Regime Próprio de Previdência.
Previdência Privada
Conclusão
Referencias Bibliográficas
Resumo
Este trabalho apresenta inicialmente o conceito de seguridade social e ao longo do texto abordaremos temas como a história da previdência no Brasil, regime geral de previdência social-INSS, regime próprio de previdência, previdência privada e os princípios da seguridade social. Para que haja um bom entendimento sobre os temas citados que foram embasados nas leis da CF/88.
Palavras chaves: Previdência, CF/88.
1- Introdução
Mediante ao conceito constitucional é possível verificar que a previdência social tem por objetivo garantir os direitos dos trabalhadores e dos contribuintes tanto pela parte da saúde quanto pela parte de assistência social. Esta ampara toda população nos casos de velhice, invalidez, doença ou morte. A previdência social é um conjunto de normas que organiza uma forma de proteger o trabalhador quando este por qualquer razão perde ou diminui sua capacidade de trabalho prejudicando a sustentação da sua vida familiar.
2 - Seguridade social 2.1 Conceito Castro & Lazzari (2007, p. 123) entende que:
A Seguridade Social, segundo o conceito ditado pela ordem jurídica vigente, compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade nas áreas da saúde, previdência e assistência social, conforme previsto no Capítulo II do Título VIII da Constituição Federal, sendo organizado em Sistema Nacional, que é composto por conselhos setoriais, com representantes da União, dos Estados, do Distrito federal, dos Municípios e da Sociedade.
A Seguridade Social é uma garantia constitucional prevista na nossa Constituição Federal do Brasil de 1988, no seu art. 194, como “conjunto de ações de