Case de sucesso liderança
O técnico da seleção de vôlei, Bernardinho, também bate um bolão quando o assunto é motivação da equipe
Bernardo Rocha de Rezende, o Bernardinho, é um exemplo de um líder motivador e eficaz. Suas marcas impressionantes a frente das seleções feminina e masculina de voleibol o tornaram presença quase obrigatória em eventos de motivação, liderança e trabalho em equipe, ainda que com uma agenda complicadíssima.
Além do foco em resultado, Bernardinho também se destaca pela sua emotividade, chegando, em alguns casos, a um excesso de austeridade. Mas ele se justifica: "o importante é que o líder seja transparente e autêntico, por isso, a equipe entende que é apenas a minha forma de extravasar meus sentimentos. Eles podem eventualmente duvidar da minha forma de fazer as coisas, mas nunca da minha intenção". Obcecado pela vitória e pela perfeição, o ex-levantador também costuma se preocupar com a derrota, para que ela não abale a ponto de impedir que o time se levante novamente. Por isso, lembra sempre a todos: "A vida nem sempre é feita de sucessos. O nosso compromisso não é ganhar, é continuar fazendo". Seja qual for o ambiente de trabalho, uma quadra, um gramado, um escritório, uma fábrica.
As lições não param por aí. São conceitos que, se aplicados integralmente nas organizações, as tornariam equipes imbatíveis. Aprenda mais na entrevista exclusiva que o técnico concedeu a Revista Profissional & Negócios: P&N – Quando e por que você começou a fazer palestras?
Bernardinho – Já faz uns três anos que os convites para participar de eventos têm se multiplicado. As pessoas têm muito interesse e curiosidade sobre nosso trabalho, principalmente pelo fato do voleibol ter se tornado um esporte popular. As empresas estão obviamente preocupadas com sua equipe, com seus colaboradores e querem, antes de qualquer coisa, resultados, por isso buscam descobrir porque nossa equipe vem tendo este resultado, o que é feito de