Economia política- questões sobre " introdução à teoria do emprego"
Resposta: Todo investimento econômico gera riqueza para o país. Investimento corrente não gera riqueza, a riqueza é alocada (transferência de riqueza na sociedade).
2) Explicite os conceitos de renda e poupança, segundo Joan Robinson, e a diferença entre o que a autora denomina de renda de consumo e de investimento. Que relação existe entre a renda de investimento e a poupança?
Resposta: Para Joan, a renda depende do gasto (Balança Comercial e Balança de Investimento) e a poupança e á diferença entre renda e gasto.
Renda de consumo é a renda proveniente dos gastos com bens de consumo.
Renda de investimento é a renda proveniente dos gastos com bens de investimento.
Y = C + I
Y = C + S
----------------
I = S
Quando a renda de investimento diminui, a poupança aumenta. Porém, se reduz o investimento, reduz a renda e a poupança é reduzida.
3) Para a comunidade, S e I se igualam, porém S e I não são a mesma coisa. Na visão de Keynes é o investimento I que determina a poupança S, e não o contrário. Desenvolva essa concepção de Keynes.
Resposta: O investimento determina a poupança, uma vez que quando aumentam os investimentos, aumenta a atividade e a renda, aumentando assim a poupança. Portanto quando são feitos altos investimentos, a poupança tende a aumentar. Porém, se os investimentos diminuem, a poupança tende a diminuir também.
Se a poupança aumentar, os investimentos não aumentarão como consequência, portanto, a poupança não determina o investimento.
4) Quais são as consequências de um aumento do investimento sobre a economia, concebendo este sendo composto de um setor de bens de capital e um setor de bens de consumo, partindo da hipótese de um desemprego generalizado?
Resposta: Haverá um aumento de atividades nas indústrias de bens de capital. A renda cresce e as pessoas que estavam desempregadas passam a receber salários, e os lucros sobem.