Historia da Educação no Brasil Estácio
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
ATIVIDADE ESTRUTURADA
HISTORIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL ALUNO MÁRCIO BREIA SANTOS
PROFESSORA Dalta Motta
ATIVIDADE ESTRUTURADA
NOME DA DISCILPLINA: História da Educação no Brasil
TITULO: História da Educação no Brasil
CURSO: História
1-Pesquisar as mais antigas escolas de ensino fundamental, sobretudo as antigas escolas elementares ou primárias do município, levantando a época e analisando o contexto histórico em que essas surgiram a que segmentos sociais elas atendiam, quem eram os professores, como se formaram, quem eram as crianças. Podem ser investigadas: as metodologias de ensino, os manuais, as cartilhas, os instrumentos e formas de avaliação. Além disso, podem ainda ser pesquisados os prédios escolares, sua arquitetura sua adequação ou adaptação à atividade pedagógica.
Escola: Educandário Seráfico São Francisco de Assis – ESFA e ESESFA Rua Bernardino Monteiro, 700 - Dois Pinheiros - Santa Teresa-ES
1-LEVANTAMENTO DE ÉPOCA E DE CONTEXTO HISTÓRICO QUE A ESCOLA ATENDIA:
De acordo com as informações obtidas no Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI (2003) e nos arquivos da ESESFA, a tradicional Ordem dos Frades Menores Capuchinhos tem atuado na cidade de Santa Teresa, na área da educação, há cem anos.
Já em 1902, início do século vinte, os Padres Capuchinhos fundam a Escola Paroquial Ítalo-Brasileira “Rita Beverini Machiavelli”, em respeitosa homenagem à falecida esposa do cônsul italiano, Sr. Giovani Batista Beverini que incentivou e colaborou com materiais didáticos. Mais tarde (1916) passou a chamar-se colégio Ítalo-Brasileiro e em 1935 foi transformado no Seminário Seráfico São Francisco de Assis (hoje Educandário Seráfico São Francisco de Assis – ESFA e ESESFA)
Na dinâmica da historia nacional, com a revolução de 1930 o Estado do Espírito Santo passou a ser governado pelo militar interventor: capitão João Punaro Bleyu, que não era capixaba