FACULDADE EST CIO DE S
CURSO DE ENFERMAGEM
DISCIPLINA: PLANEJAMENTO DE CARREIRA E SUCESSO PROFISSIONAL
PROFESSOR(A): TATIANA PIRES
ALUNO: WELLINGTON MARTINS SAIF
1º PERIODO – TURMA 1ENF3/15N
DATA:11/04/15
SANTOS, Hugo. Da graduação para o mercado de trabalho: caminhos para o sucesso.1.ed. Rio de Janeiro, RJ: Universidade Estácio de Sá, 2014. p. 17 a 50.
CAPITULO 1: PANORAMA DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: O CASO ESTÁCIO
Por que Vamos pra a Universidade?
Vamos para a Universidade para aprendermos técnicas e métodos profissionais, mas tão importante quanto isso, é que vamos para aprender o porquê das coisas- a teoria[...]. (p.18).
Quem vem primeiro: o professor ou a Universidade?
[...]o professor antecede a Universidade. No entanto, a Universidade é a instituição que vai criar as melhores condições de trabalho para que ele possa educar sobre o conhecimento cientifico[...]. (p.19).
Explorando o conceito
O termo Universidade vem do latim” Universitas magistrorum et scholarium” (“Comunidade de mestres e estudiosos”). (p.19).
A Universidade é fundamentalmente multidisciplinar, já que deve ser constituída por uma oferta variada de cursos. (p.19).
As faculdades não têm autonomia para abrirem ou encerrarem curso sem prévia autorização do Ministério da Educação [...]nem de oferecerem cursos de pós-graduação[...]. (p.20).
[...]Centros Universitários possuem maior autonomia na abertura ou encerramento de seus cursos [...] é desejável a oferta de cursos de pós-graduação. (p.20).
As universidades são as que possuem maior grau de autonomia dentro do sistema [...]oferta multidisciplinar, [...] desenvolvimento de pesquisa e a promoção da extensão. (p.20).
Pós-graduação: avançando no estudo superior
No Brasil existem duas categorias de pós-graduação: a lato sensu, dirigida à especialização profissional; e a stricto sensu, composta de mestrado e doutorado, que visa à formação de pesquisadores. (p.21).
Pós-graduação lato sensu
[...]são especialização e os MBAs, [...] foco