FACULDADE EST CIO DE S O LUIS
DISCIPLINA: MICROBIOLOGIA BÁSICA
PROF: IVEN NEYLLA FARIAS VALES MENDES
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS Nº 1
TEMA: Noções de biossegurança
Felipe Martins
Vanessa Regina
Turma: 1003
SÃO LUIS
2015
TÍTULO:
INTRODUÇÃO
2.BIOSSEGURANÇA: É o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes ás atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestações de serviços , visando a sáude do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados. (Teixeira & Valle, 1996).
3.OBJETIVO: Garantir a segurança dos trabalhadores, descrevendo as rotinas de trabalho com um minimo de risco, esclarecendo os princípios básicos de biossegurança, como o uso correto dos equipamentos de proteção individual.
4.MATERIAL, METÓDO E PROCEDIMENTO:
Equipamentos de proteção coletiva
Capela de fluxo laminar: Serve para para esterelizar todo o material que se encontra na superficie. Proteção do material que está sendo manipulado.
Bico de bunsen: É ultilizado na esterelização de pequenos objetos, para aquecer produtos quimicos, ultliliza-se para gerar uma chama ajustável para isolar o ambiente, o fogo gera uma zona de segurança. Limpeza com alccol 70, todo material que for ultilizado põe-se em recipiente. (descarte)
Chuveiro de emergência: Facilita rapidamente a descontaminação, autoriza trabalhadores a se lavarem de substâncias inseguras.
Equipamentos: Luva, jaleco, óculos de proteção. Pipeta; sua função é conduzir pequenas quantidades precisas de material líquido. Piceta; lavagem dos materias ou recipientes, atráves de água e álccol. Proveta; medição de volumes de líquidos.
5.RESULTADOS:
6.DISCUSSÃO:
7. CONCLUSÃO:
8. BIBLIOGRAFIA