Entorno de Brasilia
Aluno: Lucas Rodrigues Marra
2° TURMA C
Entorno de Brasília
VALPARAISO DE GOIAS. 05/09/2015
O assunto, porém, é bastante conhecido, até porque boa parte da população dessa região vive em função da capital federal. Muitos são funcionários públicos, nos três poderes, incluindo Palácio do Planalto, Congresso Nacional e tribunais superiores.
Outros se ocupam do comércio em feiras e mercados, em empresas de todo tipo, enfim, moram na periferia, mas tiram seu sustento em Brasília. É como uma pessoa da grande São Paulo, de qualquer outra capital de estado ou cidades de médio porte Brasil afora.
No caso, porém, há diferenças. O quadrilátero do DF abriga algumas peculiaridades que muito contribuem para isso. A começar pela renda per capita, cuja média é a mais bem posicionada do País, segundo o IBGE. Isto, apesar de o próprio DF ter bolsões de pobreza que não fazem inveja aos de outros centros urbanos brasileiros.
Nunca é demais lembrar que o DF tem Brasília, mas abriga também outras vinte e tantas áreas administrativas, que eram chamadas de cidades-satélites. São aglomerações bem robustas, as maiores das quais são Taguatinga e Ceilândia, com perto de 300 mil habitantes cada.
Nos limites do DF, hoje, a população soma cerca de 2,2 milhões de habitantes. Só nas cidades do entorno mais imediato, ou seja, as que estão nos limites do DF, habita uma população de mais 1,3 milhão de habitantes, que nem o censo consegue medir direito, de tão rapidamente que cresce.
E aí é que o bicho pega. A começar pela própria ação do estado nos serviços básicos, como segurança pública, sem falar em saúde, educação, transporte urbano e os demais. É uma espécie de terra de ninguém, pois os governos do DF e de Goiás, por mais que digam o contrário, ficam na expectativa de que o outro tome conta do pedaço.
Existe uma rodovia que liga as BRs 040 (Brasília-BH-SP-Rio) e a 060 (Brasília-Goiânia), com cerca de 40 quilômetros de extensão, que é