Relatório de Química
CURSO DE MATEMÁTICA
PREPARO DE SOLUÇÕES E CURVA DE SOLUBILIDADE
sorocaba
2013
PREPARO DE SOLUÇÕES E CURVA DE SOLUBILIDADE
Relatório técnico apresentado à disciplina de Química Geral e Experimental 2 do Curso de Graduação em Matemática e Química Industrial da Universidade de Sorocaba como forma parcial e/ou total de avaliação referente a 1a Parcial.
Orientador: Prof. André Kimura Okamoto
Sorocaba
2013
SUMÁRIO
Introdução 3
Objetivos 5
Procedimento experimental 6
Para cada solução feita dissolveu-se o sólido em cerca de 10 mL de água destilada. Em seguida transferiu-se para o balão volumétrico com o auxílio de um bastão de vidro. Então lavou-se o béquer três vezes com aproximadamente 10 mL de água cada uma. Completou-se o balão com água destilada até a marca do menisco. Então homogeneizou-se a solução. 6
RESULTADOS E DISCUSSÃO 8 cONCLUSÕES 9
Referências 10 MEMORIAL Dos CÁLCULOs 11
Introdução
As soluções são misturas homogêneas onde o componente que aparece em menor quantidade é denominado soluto e o componente que aparece em maior quantidade é denominado solvente.
As soluções podem ser classificadas segundo a relação existente entre a quantidade de solvente quanto insaturadas, saturadas e supersaturadas. E ainda é comum, classificar as soluções em diluídas ou concentradas, considerando a proporção entre soluto e solvente.
1.1 Solução Insaturada
Uma solução é dita insaturada quando contém, a uma determinada temperatura, uma quantidade de soluto inferior ao coeficiente de solubilidade nessa temperatura. Graficamente pode-se observar que todos os pontos do gráfico que estão abaixo da curva de solubilidade indicam soluções insaturadas.
1.2 Solução Saturada
Uma solução é dita saturada quando contém, a uma determinada temperatura, uma quantidade de soluto dissolvido exatamente igual ao coeficiente de