composição de alimentos
Federal
De Viçosa
Nut 325 – Composição de Alimento
Nome: Thais Calcagno Vidon Bruno Matricula: 74592
Acerola
A aceroleira (Malphigia glabra L.) é uma planta originária das Antilhas e cultivada em escala comercial em Porto Rico, Havaí, Jamaica e Brasil.
É uma fruta atrativa pelo seu sabor agradável e destaca-se por seu reconhecido valor nutricional, principalmente como fonte de vitamina C, vitamina A, ferro, cálcio e vitaminas do complexo B (Tiamina, Riboflavina e Niacina). Consumida tanto in natura como industrializada, sob a forma de sucos, sorvetes, geleias, xaropes, licores, doces em caldas entre outras.
Composição Química Quantidade
Energia
(kcal) Ptn
(g)
Lip
(g)
Carb
(g)
Fibra
(g)
Cálcio
(mg)
Fósforo
(mg)
Ferro
(mg)
Vit.C
(mg)
100 g 33 0,9 0,2 8,0 1,5 13 9 0,2 941,4 1 unidade
(10g)
3,3 0,09
0,02
0,8
0,15
1,3 0,9
0,02
94,14 NEPA – UNICAMP. Tabela brasileira de composição de alimentos. Campinas, SP: NEPA – UNICAMP, 2006. 133 p.
Características
Uma das principais características da acerola, além do seu sabor azedinho, é seu elevado teor de vitamina C, ou ácido ascórbico.
Importante para garantir a resistência do organismo contra vírus e infecções, a vitamina C não é sintetizada pelo organismo, e precisa ser ingerida. Ela é fundamental para a saúde dos dentes e gengivas, promove a absorção, depósito e transporte do ferro pela dieta e é necessária para a síntese dos ácidos biliares. Por ser um dos mais valiosos antioxidantes naturais, torna-se de grande importância na batalha contra os radicais livres, ajudando a prevenir contra tumores. Além disso, a vitamina C tem papel importante na cicatrização de ferimentos e participa na síntese do colágeno, garantindo a preservação da firmeza, elasticidade e resistência da pele, o que evita o surgimento de manchas e rugas. Outro ponto a favor da frutinha, é que ela apresenta boas quantidades de betacaroteno,