quimica experimental
- Objetivo
- Introdução
- Materiais e Reagentes
- Procedimento Experimental
- Conclusão
- Bibliografia
Objetivo
Identificar, experimentalmente, as soluções e caracterizá-las, de acordo com as reações químicas causadas, em solúvel (insaturada, saturada e supersaturada) ou insolúvel, após realizar mistura de duas ou mais substancias, bem como apresentar o balanceamento das reações.
Introdução Teórica
A solubilidade é conceituada como relação entre forças intermoleculares do soluto e do solvente. Uma mistura entre duas ou mais substancias pode ser denominado solução quando é homogênea, nas misturas, as alterações que ocorrem durante o processo de dissolução, são visíveis através do estado estrutural de cada substância. Uma solução é composta de solvente, sendo em maior quantidade, e soluto, sendo a substância que dissolve no solvente. As soluções podem ser classificadas em: solúvel ou insolúvel, onde as solúveis podem ser classificadas em: insaturadas, saturas e supersaturadas.
As soluções insaturadas são aquelas que o soluto não atingiu o máximo coeficiente de solubilidade em um determinado solvente a uma determinada temperatura. As soluções saturadas são aquelas que o soluto atingiu o máximo coeficiente de solubilidade. As super-saturadas são soluções em caso especial, em que por meio de algum artifício o soluto mesmo passando do seu coeficiente de solubilidade não se precipita, estas soluções são muito instáveis e qualquer alteração pode fazer o soluto se precipitar.
Material e Reagentes
Tubos de ensaio
Estante para tubos de ensaio
Pinça de Madeira
Termômetro;
Bureta
Água (H2O);
Álcool etílico (C2H5OH);
Cloreto de sódio (NaCI);
Sulfato de cálcio (CaSO4);
Soda cáustica (NaOH);
Ácido sulfúrico (H2SO4);
Óxido