Química Experimental
Curso de Graduação em Engenharia de Produção
Caroline Ariosi – 21311EPR031
Lucas Rodrigues Ramos - 21221EPR032
Marina de Freitas Caetano Souza – 21311EPR023
Renata Caroline de Oliveira – 21311EPR025
Titulação ácido-base
Professora: Dra.Elaine Kikuti
Disciplina: Química Experimental
Ituiutaba - MG
05/09/2013
1) Introdução
Um importante procedimento de laboratório utilizado na realização das análises clínicas é a titulação. Em uma titulação típica, uma solução contendo reagente é colocada no frasco recipiente. Volumes cuidadosamente medidos da solução do outro reagente são então adicionados à solução (uma das soluções tem concentração conhecida com grande precisão, sendo denominada solução de referência). (3)
As titulações são usadas com frequência para as reações ácido-base. Antes do início de uma titulação ácido-base, são lançadas gotas de outra solução, o indicador, sobre a solução que está no frasco recipiente. Um indicador ácido-base é um corante que apresenta uma cor quando está em solução ácida e outra quando em solução básica (alcalina). Em titulação ácido-base é mais comum o uso de fenolftaleína. Ela é incolor em meio ácido e avermelhada em meio básico. (1)
Os indicadores modificam a cor quando passam de um meio ácido para um meio básico. Nem todos os indicadores mudam, contudo, de cor no mesmo pH. A escolha do indicador para uma titulação particular depende do pH que se espera encontrar no ponto de equivalência, que é o ponto onde a reação se completa totalmente, para uma dada estequiometria.
O ponto de equivalência pode ser representado em uma curva de titulação, obtida tomando-se os valores de pH da solução em função do volume da titulante ou da fração titulada. A obtenção dos dados para a construção de tais curvas é feita calculando-se o pH da solução após cada adição do titulante. (2)
2) Objetivo
Preparar uma solução de hidróxido de sódio a partir deste reagente