Entrevista com diretor de escola pública
Educação e Cultura Corporal de Movimento
Resumo do filme
A Primeira Vista
Professor Henrique de Castro
Caxias
2013
A Primeira Vista
O filme “A primeira vista” traz através de seus personagens valiosas lições sobre a aprendizagem.
O personagem convivia com a deficiência visual desde a infância e percebia o mundo através das sensações, seus outros sentidos eram apurados e ele desenvolveu várias habilidades que supriam a falta da visão.
O desejo de aprender reside no inconsciente e, é claro, fruto da história de cada sujeito e das relações que ele consegue estabelecer com o conhecimento ao longo da vida.
Nesse contexto o personagem aprendia na interação com o meio e ao longo da vida através do desejo constante de aprender, vencendo os desafios da deficiência visual. Cada momento vivido era aproveitado como uma preciosa oportunidade de aprendizagem.
Após a cirurgia o mesmo teve que enfrentar o desafio do novo e aprender a desenvolver novas formas de aprendizagem. O conhecimento não é cópia, nem apropriação de algo que está fora de nós, mas uma construção.
Enxergar não é algo fácil, não é simplesmente olhar e pronto. Presenciamos tantas imagens nas ruas que para nós se tornaram comuns demais para chamar nossa atenção, temos noção de profundidade, mas talvez não a usemos muito, tantas imagens veem até nós e simplesmente rejeitamos.
Os desafios vão sendo vencidos, com as orientações recebidas e o grande esforço pessoal do personagem principal.
Através do filme foi possível refletir sobre aspectos essenciais para o alcance da aprendizagem, bem como aproveitar todas as oportunidades na nossa vida como únicas.
O filme nos mostra que um cego não é alguém totalmente depende de terceiros. Com o devido treino, é possível aprender a fazer praticamente tudo oque uma pessoa com visão normal é capaz.