Química Experimental
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DIVANIL TRINDADE
ELIAS BROEDEL
CAMILA DE ANGELI
Prática N° 01 (14/08/2014):
SEGURANÇA E NORMAS DE TRABALHO EM LABORATÓRIO, RECONHECIMENTO E MANIPULAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DE LABORATÓRIO
Disciplina: Química Experimental
Professor (a): Kirlene Salgado Fernandes Penna
VILA VELHA
AGOSTO – 2014
DIVANIL TRINDADE
ELIAS BROEDEL
CAMILA DE ANGELI
SEGURANÇA E NORMAS DE TRABALHO EM LABORATÓRIO, RECONHECIMENTO E MANIPULAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DE LABORATÓRIO
Relatório do curso de graduação de Engenharia de Produção apresentado a Universidade de Vila Velha – UVV, como parte das exigências da disciplina de química experimental sob orientação do Professor (a) Kirlene.
VILA VELHA
AGOSTO– 2014
INTRODUÇÃO
Ao começar um curso de Química Experimental é fundamental que se assuma uma postura consciente, cuidadosa e responsável. Isso devido à segurança coletiva e pessoal e também para um desenvolvimento eficiente das aulas práticas. Com isso, num primeiro contato com o laboratório é necessário reconhecer o material que Serpa utilizado no decorrer do semestre, e ainda se familiarizar com as normas de segurança.
A normatização de segurança deve ser respeitada durante a realização de experimentos, também é muito importante à identificação e manuseio correto dos equipamentos utilizados no mesmo. Tais precauções têm o objetivo não só de evitar acidentes, como também de diminuir o gasto dos reagentes. Tudo deve ser feito de forma cautelosa e precisa, para isso é necessário concentração durante o trabalho e um conhecimento prévio sobre o assunto.
Há regulamentos básicos que proporcionam segurança e eficácia nos procedimentos, e devem ser adotados durante qualquer trabalho laboratorial. Eles são divididos em equipamentos de proteção coletiva (EPC’s), equipamentos de proteção individual (EPI’s).
Dentre os EPC’s, estão aqueles que têm a finalidade de permitir