quimica experimental
O trabalho a seguir tem como objetivo descrever o que foi realizado na aula experimental de química, decorrida no dia 25 de outubro, onde, com a supervisão da professora Maria Alice Moreno Marques, foi realizada uma experiência a fim de padronizar uma solução de NaOH mol/L e preparar e padronizar uma solução de HCL 0,1 mol/L.
O termo solução é utilizado em química para descrever um sistema no qual uma ou mais substâncias estão misturadas homogeneamente ou dissolvidas em outra substância. (HEIN; SUSAN, 1998, p. 303)
Quando uma solução é preparada, sua verdadeira concentração, às vezes, não é exatamente a calculada, como por exemplo, devido ao uso inadequado de vidraria, erros ao determinar o volume e massa, o grau de pureza de um reagente ser baixo. Com isso, utiliza-se o processo de padronização para determinar a concentração real, ou próximo do real.
A concentração de uma solução expressa a quantidade de soluto dissolvido em uma dada quantidade de solvente ou solução. Uma vez que reações são geralmente realizadas em solução, torna-se importante entender os métodos de expressão de concentrações e saber como preparar soluções de determinadas concentrações. (HEIN; SUSAN, 1998, p. 311)
Para corrigir o erro de concentração das soluções, usa-se como referência os reagentes que são altamente estáveis e não absorvem água com facilidade. Esses reagentes são chamados de padrões primários.
Existem substâncias com características bem definidas, conhecidas como padrões primários, que são utilizadas como referência na correção da concentração das soluções através do procedimento denominado padronização ou fatoração.
(Baccan, 2001)
Quando se considera o valor exato de concentração de uma solução, esta pode apresentar-se das seguintes maneiras como uma solução-padrão ou uma substancia grosseira (LENZI et al, 2004, p. 185)
Para realizar a titulação, ter a concentração exata é muito importante e por isso são usadas os padrões primários.