Expressões artísticas do século XVIII
São Paulo
Índice:
3- Introdução.
4- Barroco.
5- Cont. Barroco e Iluminismo.
6- Mozart.
8- Beethoven.
10- Conclusão.
11- Referencias Bibliográficas.
Introdução:
Nesta pesquisa estamos abordando alguns destaques artísticos do século XVIII.
O século XVIII foi um século de grandes acontecimentos, onde se passou o barroco que usava a espiritualidade com o antropocentrismo, o apogeu do Iluminismo ( o século das luzes que influenciou na rev. francesa, onde pode-se dizer que a razão dominava o teocentrismo e com isso surgiram grandes filósofos).
E houve o começo do romantismo na literatura e em outras áreas.
E nesses "alguns destaques" abordaremos as obras e um pouco da vida de Mozart. De Beethoven, grandes músicos da história da humanidade.
E logo no começo uma passada bem rápida sobre as obras de Aleijadinho.
Barroco
O berço do barroco é a Itália do século XVII, porém se espalhou por outros países europeus como, por exemplo, a Holanda, a Bélgica, a França e a Espanha. O barroco permaneceu vivo no mundo das artes até o século XVIII. Na América Latina, o barroco entrou no século XVII, trazido por artistas que viajavam para a Europa, e permaneceu até o final do século XVIII.
A arte barroca expressa todo o contraste deste período: a espiritualidade e teocentrismo da Idade Média com o racionalismo e antropocentrismo do Renascimento. As obras de pintura e escultura deste período são rebuscadas, detalhistas e expressam as emoções da vida e do ser humano.
O período final do barroco (século XVIII) é chamado de rococó e possui algumas peculiaridades, embora as principais características do barroco estão presentes nesta fase. No rococó existe a presença de curvas e muitos detalhes decorativos (conchas, flores, folhas, ramos). Os temas relacionados à mitologia grega e romana, além dos hábitos das cortes também aparecem com