Sistema Endócrino
Hormônios: substâncias produzidas e liberadas por determinadas células ou glândulas que age estimulando ou inibindo outras células ou órgãos.
Células produtoras de hormônios estão geralmente reunidas em órgãos chamados de glândulas endócrinas. Essas glândulas lançam os hormônios no plasma sanguíneo e agem em órgãos chamados órgãos-alvo(células-alvo). Possuem na sua membrana plasmática ou em citoplasma, proteínas chamadas receptores hormonais que se combina especificamente com cada hormônio.
Principais glândulas endócrinas.
Hipófise, glândula tireoidea, as glândulas paratireoideas, o pâncreas, as suprarrenais(ou adrenais) e as gônadas(testículo e ovário). Os hormônios liberados por essas glândulas tem função reguladora e importante para o organismo.
O hipotálamo também funciona como glândula endócrina que produz hormônios que controlam o funcionamento da glândula hipófise.
Hipotálamo: região do encéfalo que tem importante papel conectando sistema nervoso e endócrino. Secreta hormônios que atuam sobre a hipófise.
Hipófise: glândula localizada na base do encéfalo e seus hormônios regulam várias glândulas endócrinas
Glândula Tireoidea: está localizada sob a laringe na frente da traqueia. Os principais hormônios da tireoide são a tri-iodotironina e a tiroxina, derivados do aminoácido tirosina e com iodo na constituição do mesmo. Tem como função a maturação dos animais vertebrados.
Paratireoides: são 4 glândulas na parte posterior da glândula tireoidea e produzem o hormônio paratormônio, responsável pelo aumento do nível de cálcio no sangue.
Pâncreas: localizada no abdômen, próximo ao estômago e tem função, tanto endócrina quanto exócrina. Produz a insulina que facilita a absorção da glicose pelos músculos esqueléticas, fígado e células do tecido gorduroso.
Suprarrenais: localizadas sobre os rins. São constituídas por 2 tecidos distintos, medula e córtex.
A medula produz dois hormônios, adrenalina e a noradrenalina e tem