relatorio de lipideos
Os lipídeos são biomoléculas que exibem uma grande variedade estrutural. Moléculas como as gorduras e óleos, fosfolipídeos, esteróides e carotenoides, que diferem grandemente tanto em suas estruturas como em suas funções são considerados lipídeos. São compostos orgânicos heterogêneses pouco solúveis em água, mas solúveis em solventes não-polares. Alguns lipídeos estão combinados com outras classes de compostos, tais como proteínas ( lipoproteínas) e carboidratos (glicolipídeos).Os lipídeos participam como componentes não proteicos das membranas biológicas, precursores de compostos essenciais, agentes emulsificantes, isolantes, vitamina ( A, D, E, K), fonte e transporte de combustível metabólico, além de componentes de biossinalização intra e intercelulares.
Os lipídeos formam juntamente com os carboidratos e as proteínas, o grupo de compostos mais importante em alimentos e mais frequentemente encontrado na natureza, tanto em vegetais como em animais. Todos os lipídeos contêm na molécula carbono, hidrogênio e oxigênio; em algumas classes são encontrados fósforo, nitrogênio, e ás vezes enxofre. Ocorrem em quase todas as células animais e vegetais e podem ser facilmente extraídas com solventes orgânicos de baixa polaridade.
Os lipídeos são frequentemente classificados nos grupos de ácidos graxos e seus derivados, triacilgliceróis, ceras, fosfolipídeos ( glicerofosfolipídeos e esfingosinas), esfingolipídeos e isoprenóides.
Objetivo
Analisar a solubilidade do óleo em diferentes solventes.
Materiais e Reagentes:
Pipeta; Álcool;
Pipetador; Éter;
Becker; Ácido clorídrico ( HCl);
Tubo de ensaio; Clorofórmio;
Conta gotas; Acetona; Água destilada