TRT AUTARQUIA
TOTALITÁRIAS E AUTOCRACIAS LIBERAIS
EAD346-CIÊNCIA POLÍTICA
Prof. ÂNTONIO MARCELO JACKSON
CURSO: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
ALUNA: JULIANA DOS SANTOS OLIVEIRA MATRÍCULA:10.2.8965
Autocracia
Do Grego “autos” ou um mesmo e “crátos”, governo ou poder, é um sistema de governo, no que a vontade de uma pessoa é a suprema lei. Refere-se geralmente á monarquia absoluta. A autocracia sempre é um sistema político diametralmente oposto á democracia. Durante a maior parte da história, a humanidade viveu sob regimes autocráticos, se estendendo até os dias de hoje, porém estas assumiram formas muito variadas ao longo da história. As diferenças entre esses regimes não são nada pequenos, o que nos permite classificar a todos como autocracias é precisamente o fato de serem regimes em que a escolha dos governantes independe dos governados. Segue abaixo uma análise de cada uma com suas semelhanças e diferenças.
Autocracia Totalitária
Surgiu na primeira metade do século XX, estes governos totalitários são caracterizados pelo constante recurso ao terror e pela pretensão de controlar totalmente os indivíduos e a sociedade, daí surge o termo totalitarismo. Regimes totalitários, então resumindo, são aqueles em que o grupo governante não só detém o monopólio do acesso ao exercício do governo, como também pretende exercer o controle total sobre a sociedade.
São regimes essencialmente antiliberais ao não reconhecer qualquer esfera da vida social livre da intervenção do estado .Mesmo sob regimes totalitários resta sempre alguma esfera para o indivíduo, no que se refere a profissão, casamento.Porém o Nazismo, restringiam até mesmo este tipo de liberdade. Existem 03 características distintivas do Totalitarismo.