Relatorio de Lipideos
Solubilidade dos Triacilglicerois:
Foi colocado em três tubos de ensaio: água (H2o), etanol (CH3CH2OH), éter etílico (CH3CH2)2, onde foram misturado com óleo de soja e agitados, depois de deixado em repouso por 4 minutos verifica-se a seguinte solubilidade do óleo:
Solventes
H20
CH3CH2OH
(CH3CH2)2 solubilidade insolúvel
Parcialmente solúvel solúvel Acidez Livre
Foram numerados dois tubos de ensaio em um foi colocado 2mL de óleo de soja e 3mL de água, e tres gotas de fenolftaleína a 0,1% que é indicador de pH, e logo após foram adicionados duas gotas de KOH a 0,1 %. No segundo tubo foi adicionado 3mL de água, duas gotas de KOH a 0,1%. Foram tampados e agitados por 5 minutos, foram deixados em repouso por 4 minutos onde houve o desaparecimento da cor rosa.
Antes de agitar
Após agitação
Coloração do tudo controle
Rosa
Rosa mais forte
Coloração do tubo com óleo de soja rosa Branco (incolor)
Reação de Saponificação dos Triacilgliceróis
Em um tubo de ensaio grande foi adicionado 1 mL de óleo de soja, e com uma espátula foi colocado um pequeno fragmento de hidróxido de sódio ou de potássio, depois adicionado mais 10 mL de etanol medidos em uma proveta. Depois foi aquecido em um banho maria e fervido por 10 minutos, após apagar o gás o tubo foi colocado debaixo da água fria por 5 minutos.
Em seguida foi adicionado 15mL de água destilada, foi homogeneizada com a ajuda de um bastão de vidro, no fundo do tubo ficou uma crosta que é o sabão, ao ser misturado com a água virou o sabão liquido (detergente). Logo após a solução foi dividida em 3 tubos de ensaio.
Separação dos Ácidos Graxos
No primeiro tubo foi acrescentado duas gotas de fenolftaleína a 0,1%, e depois adicionado 10 gotas de ácido acético concentrado, onde a mistura ficou rosa que significa meio básico, após ser agitado e deixado em repouso por 5 minutos. Houve uma separação da mistura formando duas camadas, a camada de cima era amarela e gordurosa o