Relatório de bromatologia lipídeos
Os lipídios são compostos com estrutura molecular variada e são considerados fontes importantes de energia metabólica, se tratando de compostos mais energéticos que as proteínas e os carboidratos. Apresentam diversas funções orgânicas, tais como reserva energética, isolante térmico (mamíferos), atua em processos fisiológicos e colabora na composição da membrana plasmática das células, no caso os fosfolipídios, além de ser considerados importantes fontes de ácidos graxos. A insolubilidade em solventes polares e a solubilidade em solventes orgânicos estão entre suas principais características, apresentando aversão a molécula de água.
Lipídios (óleo ou gordura) têm sido utilizados para aumentar a densidade energética das dietas, uma vez que a gordura tem 2,25 vezes mais conteúdo energético que os carboidratos. Várias fontes de lipídios têm sido extensamente pesquisadas, como gordura animal e sementes oleaginosas, tais como algodão e soja.
A extração de lipídios é uma determinação importante em estudos bioquímicos, fisiológicos e nutricionais dos mais diversos tipos de alimentos e, portanto, deve ser realizada com acurácia. Um dos procedimentos de extração mais versáteis e efetivos, que supera as dificuldades mencionadas acima, é a metodologia de Bligh & Dyer, uma versão simplificada do procedimento clássico usando clorofórmio-metanol proposto por Folch.
Uma das vantagens do método desenvolvido por Bligh e Dyer é a formação de um sistema bifásico a partir das proporções de solventes adicionados durante o processo de extração. A formação desse sistema bifásico está baseada na teoria do equilíbrio líquido-líquido de três componentes (clorofórmio/metanol/água). O sulfato de sódio anidro é utilizado posteriormente para reduzir a umidade da amostra.
Material e Métodos
Equipamentos:
- Balança analítica ;
- Dessecador com sílica gel.
- Estufa de ventilação forçada à 108ºC.
- Espátula metálica.
- Pinça metálica (tenaz).
-