Praticas - lipidios
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE BROMATOLOGIA
Aluno: Renato Gomes Castro
Professora: Ana Maria L. Cesarino de Paula Data: 27/09/2011
Alimento analisado: Macarrão Espaguete sem ovos (EMEGE)
Análise realizada: Determinação da fração lipídica
Metodologia: Extração pelo Método de Soxhlet
Introdução
A determinação quantitativa de lipídeos em alimentos é, a muito, um parâmetro básico para avaliações nutricionais e de processamento. Na indústria de extração de óleos vegetais, um rígido controle do teor de lipídeos na matéria-prima e nos subprodutos deve ser mantido tanto com fins econômicos como tecnológicos.
A extração de lipídios é uma determinação importante em estudos bioquímicos, fisiológicos e nutricionais dos mais diversos tipos de alimentos e, portanto, deve ser realizada com acurácia. Algumas amostras requerem cuidados especiais para a obtenção da fração lipídica, pois fatores como co-extração dos componentes não-lipídicos e a oxidação indesejada podem influenciar a qualidade final da fração lipídica. (BRUM et al 2009)
Os métodos rotineiros para determinação quantitativa de lipídeos baseiam-se na extração da fração lipídica por meio de um solvente orgânico adequado. Entre os métodos capazes de extrair e quantificar os lipídeos presentes em uma amostra podemos citar Soxhlet, Goldfish e Mojonnier (ANÁLISIS DE ALIMENTOS: FUNDAMENTOS Y TÉCNICAS). Os métodos de extração com solvente a quente estão baseados em três etapas: extração de gorduras da amostra com solventes; eliminação do solvente por evaporação; a gordura é quantificada por secagem.
O método de Soxhlet é uma extração semicontínua com solvente orgânico. Nesse método o solvente é aquecido, se volatiliza e condensa gotejando na amostra a qual é posteriormente é submergida no solvente. Posteriormente o solvente é recolhido para se empregar um novo processo (ANÁLISIS DE ALIMENTOS: FUNDAMENTOS Y TÉCNICAS).
Figura 1. Esquema de Extração Soxhlet ((ANÁLISIS