Relatorio de imunologia
EM IMUNOLOGIA
LÁBREA – AM
Junho / 2012
EDIMILSON FERREIRA DE LIMA
RELATÓRIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO EM
IMUNOLOGIA
Lábrea – AM
Junho / 2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
OBJETIVOS
MATERIAL E MÉTODOS
GRUPO SANGUINEO (ABO RH)
PCR (Proteína C Reativa)
Interpretação dos resultados
REAÇÃO DE WIDAL
Informações Gerais
Interpretação dos resultados
VDRL- SÍFILIS
Amostra
Procedimento
Interpretação dos resultados
Finalidade
Procedimento
Conclusão
INTRODUÇÃO
O Técnico em Análises Clinicas é a pessoa mais próxima do paciente na hora do exame. Além de coletar o sangue, ou material necessário para análise, são eles que tranquilizam os pacientes e esclarecem as dúvidas sobre a função de cada exame solicitado pelo médico. Diagnosticar todos os tipos de doença dentro do laboratório de análises clínicas é o objetivo do profissional. Para isso estudamos e estagiamos em laboratórios com a estrutura necessária para o aprendizado prático dos alunos. Microscópios, centrífugas, estufas, banho-maria, meios de cultura e kit´s de análises estão à disposição dos alunos sob a orientação dos professores.
A definição de imunologia advém da sua etimologia, a palavra latina immune, que quer dizer “isento de”, e a grega logia, que significa “ciência”. Pode-se, então, definir como a ciência que estuda os processos de defesa do organismo, seus agressores e sua interação, além de analisar a distinção entre o que é próprio e não próprio do organismo.
A imunologia é considerada uma ciência nova e sua origem está atribuída a Edward Janner, que em 1796 descobriu a utilização da vacina como proteção contra a varíola humana, uma doença com consequências fatais. (JANEWAY et al.,2002).
No setor de Imunologia em um Laboratório de Análises Clínicas, as reações imunoquímicas são as bases de uma grande variedade de