Pragas e doenças do feijão
E DOENÇAS DO FEIJÃO
Por ser importante na alimentação, principalmente do brasileiro, o feijão é plantado em todo o país. Nós temos diferentes tipos de feijões cultivados no Brasil. Entretanto, a cultura do feijão é atacada por várias pragas. Na apresentação de hoje vocês irão aprender sobre elas, os seus danos, como mostrar as pragas e como controlar estas pragas. Nós vamos começar a falar sobre uma das pragas mais importantes na cultura do feijão, nós estamos falando da cigarrinha verde. A cigarrinha verde tem 3 mm de tamanho, tanto os adultos como as ninfas andam com rapidez e em geral em zique zaque.
A cigarrinha verde suga a seiva da planta e injeta toxinas, o que ocasiona o enfezamento das plantas, parecendo sintoma de virose. Essa praga é problema sério até o florescimento do feijoeiro, principalmente em épocas mais secas ou em plantio da seca.
Uma outra praga importante na cultura do feijão é a mosca branca. A mosca branca é um inseto pequeno, com 0,8 mm de tamanho. Essa praga tem 4 asas recobertas por uma pulverulência branca, colocando os seus ovos na parte debaixo das folhas de feijão. Os filhotes de mosca branca não andam e estão localizados na parte debaixo das folhas. A mosca branca suga a seiva das plantas e transmitem os vírus do mosaico dourado e do mosaico anão para as plantas de feijão. A mosca branca também é maior problema até o florescimento do feijoeiro, principalmente em época de pouca chuva.
A mosca minadora também ataca o feijoeiro. A mosca minadora é pequena, medindo 2 mm de tamanho, tem a cor preta com abdome amarelo. Já a sua larva é branca amarelada, sem pernas, sendo que a larva da mosca minadora abre galerias no interior das folhas. A mosca minadora faz minas nas folhas de feijão, o que acarreta o secamento e a queda das folhas. Essa praga é problema até o florescimento do feijão
Agora nós vamos falar de alguns besouros que comem as folhas do feijoeiro. Esses besouros são conhecidos como vaquinhas