Cadeia de suprimentos
SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT (Gestão da cadeia de suprimentos)
Cadeia logística é o grupo de fornecedores que supre as necessidades de uma empresa na criação e no desenvolvimento dos seus produtos. Pode ser entendido também como uma forma de colaboração entre fornecedores, retalhistas e consumidores para a criação de valor. Cadeia logística pode ser definida como o ciclo da vida dos processos que compreendem os fluxos físicos, informativos, financeiros e de conhecimento, cujo objectivo é satisfazer os requisitos do consumidor final com produtos e serviços de vários fornecedores ligados. A cadeia logística, no entanto, não está limitada ao fluxo de produtos ou informações no sentido: Fornecedor → Cliente.
Existe também um fluxo de informação, de reclamações e de produtos, entre outros, no sentido : Cliente → Fornecedor
O gerenciamento da cadeia de suprimentos abrange o planejamento e gestão de todas as atividades da logística e integra o controle de suprimentos e de demanda dentro e entre empresas.
Fundamentos das Cadeias de Suprimentos
Cadeia de suprimentos não é uma nova tendência mundial, ou uma evolução empresarial. Esse conceito já era utilizado muito antes da era cristã pelos exércitos, onde se sabia que somente disciplina e força numérica não fariam diferença. Era necessário que os suprimentos chegassem até os soldados no front de guerra.
No passado os soldados dependiam da eficiência e eficácia das cadeias de suprimento para sobreviverem, e hoje as empresas de igual forma. A empresa que não possui esta visão está fora do mercado, fadada a fracassar em sua missão. “A função da cadeia de suprimentos (SCM) é planejar, organizar e coordenar todas as suas atividades” (TURBAN, 2004, p.215). Essas atividades se referem à movimentação de materiais, informações, pagamentos, serviços, entre outros, envolvendo fornecedores, consumidores e prestadores de serviços.
O SCM moderno visa reduzir as incertezas e riscos para a empresa,