Relatorio de imunologia
OBJETIVOS
Aprender a prática das técnicas de reação por aglutinação e estabelecer os grupos sanguíneos de acordo com o sistema ABO.
MATERIAIS
* Lâminas;
* Lancetas descartáveis;
* Reagente anti-A;
* Reagente anti-B;
*Reagente anti-AB
* Álcool para assepsia;
* Material coletado para análise (sangue);
* Espátulas;
MÉTODOS
De modo geral o que caracteriza o tipo sanguíneo de um indivíduo pelo sistema ABO é a presença dos antígenos A ou B na membrana de seus eritrócitos. Para verificar quais antígenos estavam presentes na amostra de sangue dos alunos voluntários, realizou-se a hemaglutinação, isto é, utilizando anticorpos específicos para tais antígenos, observou-se a capacidade que eles tinham de interagir com eles e provocar aglutinação. Se não houver aglutinação entre os três elementos, o sangue é do grupo O. Se houver aglutinação com o anti-B, trata-se de sangue do grupo B, o mesmo vale para o anti- A. Caso haja aglutinação com os dois soros, o sangue em exame é do grupo AB. Devido a presença de aglutininas (que funcionam como anticorpos que agem na destruição de hemácias), que podem ser anti-A ou anti-B. O sangue AB não possui aglutininas, portanto, pode receber qualquer tipo de sangue. Já o tipo O não possuem aglutinogênios (hemácias) e só podem receber sangue do mesmo grupo.
COMO FOI REALIZADO
Cada aluno perfurou seu próprio dedo, colocando 4 gotas de sangue divididas em duas laminas. Na primeira gota de sangue colocou-se uma gota do reagente anti-A, na segunda gota de sangue foi colocado uma gota do reagente anti-B, na terceira foi colocado reagente anti-AB, e na quarta foi identificado o fator Rh. Após colocados todos os reagentes, mexeu-se com uma espátula e aguardamos alguns minutos para observar o resultado.
RESULTADOS
Com o término da experiência cada participante depois de aguardar alguns minutos pode comprovar ou conhecer seu tipo sanguíneo. Esse processo foi possível através das observações