Relatório de Imunologia
CAMPUS JATAÍ
CURSO DE BIOMEDICINA
AULAS PRÁTICAS DE IMUNOLOGIA BÁSICA
THAISA FERREIRA
JATAÍ-GO
2014
THAISA FERREIRA
AULAS PRÁTICAS DE IMUNOLOGIA BÁSICA
Relatório apresentado ao curso de
Biomedicina da Universidade Federal de Goiás, como requisito para obtenção de nota parcial na disciplina de Imunologia Básica
JATAÍ-GO
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
As células do sistema imune inato e adaptativo normalmente estão presentes como células circulantes no sangue e na linfa, como aglomerados anatomicamente definidos nos órgãos linfoides, e espalhadas praticamente em todos os tecidos. A organização anatômica dessas células e sua capacidade de circular e realizar trocas entre o sangue, a linfa e os tecidos são de importância fundamental para a geração das respostas imunológicas.
As células que apresentam funções especializadas nas respostas imunes inata e adaptativa são os fagócitos, células dendríticas, linfócitos específicos para determinados antígenos e vários outros leucócitos que atuam para eliminar os antígenos. Embora a maioria dessas células seja encontrada no sangue, as respostas aos micro-organismos geralmente são localizadas nos tecidos e não refletem alterações no número total de leucócitos circulantes.
Os fagócitos, incluindo neutrófilos e macrófagos, são células cuja função primária é identificar, ingerir e destruir microorganismos. Os neutrófilos, também chamados leucócitos polimorfonucleares, constituem a população mais abundante de leucócitos circulantes e medeiam as fases iniciais das reações inflamatórias.
O sistema de grupo sangüíneo ABO, descoberto por Karl Landsteiner no começo do século XX, é, até hoje, considerado o mais importante