Relatorio de imunologia
Patologia (grego pathos: sofrimento, doença; logia: ciência, estudo) é o estudo das doenças em geral sob determinados aspectos.
Ela envolve tanto a ciência básica quanto a pratica e enfoca o estudo das modificações estruturais e funcionais das células, dos tecidos e dos órgãos que estão ou podem estar sujeitos às doenças.
Doença: modificação nociva não compensada de estrutura ou da função de uma célula, de um órgão, de um sistema, de um organismo, ou de uma sociedade.
Divisão da Patologia
Patologia geral: compreensão das reações básicas das células e dos tecidos a estímulos anormais provocados pelas doenças. Descreve as características que definem o processo de transição entre estado de saúde para estado de doença.
Patologia especial/sistêmica: analise de respostas especificas d órgãos e tecidos a estímulos mais ou menos definidos.
Aspectos da doença estudados na patologia
Etiologia/causas das doenças:
-classes de fatores etiológicos: intrínsecos/genéticos e extrínsecos/adquirido/ambientais (infecção, nutricional, químico, físico).
Patogenia/mecanismos do desenvolvimento da doença:
-A seqüência de eventos, na resposta da célula/tecido aos agentes etiológicos, desde o estimulo inicial ate a expressão final da doença.
Alterações morfologias / estruturais induzidas na célula pela doença:
-Alterações/reações estruturais em células e tecidos características da doença ou diagnosticas dos processos etiológicos.
Significado clinico/conseqüências funcionais das mudanças morfológicas:
-A natureza e a distribuição das alterações nos diferentes tecidos influenciam o funcionamento normal e determinam os sinais e sintomas (características clinicas), o curso e o prognóstico da doença.
Morfostase; homeostase; agressões. * Morfostase: equilibro na estrutura. * Homeostase: equilíbrio na função.
-Saúde
Reações homologas do organismo:
-Reações energéticas que obedecem a padrões de normalidade e são comuns a todos os