Intervencoes urbanas
Introdução .......................................................2
Capitulo 1: ....................................................... 3 Intervenção Urbana de Haussmman
Capitulo 2........................................................9 Intervenção Urbana de Cerdà
Capitulo 3 .......................................................18 Intervenção urbana de Pereira Passos
Conclusão .......................................................24
Bibliografia .....................................................26
Introdução
Esta pesquisa apresenta as reformas urbanas ocorridas nas cidades de Paris, Barcelona e Rio de Janeiro, com características em comum tais como: ruas largas e retas, áreas verdes, elitização da cidade, substituição do “velho pelo novo”, e saneamento. As intervenções urbanísticas ocorridas nas cidades foram comparadas entre si, no século XIX feitas por Haussmann e por Cerdà e no século XX por Pereira Passos. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi apresentar um estudo teórico do contexto histórico de cada intervenção, mostrando suas influencias, explicando seus objetivos e justificativas para terem sido realizadas.
Os resultados mostraram que o urbanismo europeu do século XIX, proposto por Haussmann e Cerdà, influenciou diretamente no Brasil.
Capítulo 1
Intervenção urbana de Haussmann (Paris) * Contexto Histórico: Determinação da Reforma Diziam que Charles-Louis Napoleão Bonaparte, sobrinho do imperador, desembarcara em Paris, em 1848, cidade da qual pouco sabia, com um mapa das futuras reformas urbanas que nela pretendia fazer. Seu antepassado ilustre, Napoleão I, tivera ambiciosos planos para mudá-la, mas as sucessivas guerras e as custosas campanhas militares que o levaram à conquista de boa parte da Europa absorveram parte substancial dos recursos que ele imaginara investir. Dois fatores foram determinantes na ordem de Napoleão III em dar começos às obras. O