Enfermagem
Primeiros socorros é o cuidado imediato a alguém ferido ou doente, com a finalidade de preservar a vida, promover a recuperação ou prevenir que o caso piore, portanto trata-se de uma atenção rápida, imediata a uma pessoa que está em perigo de vida, realizando tais cuidados para manter as suas funções vitais e reduzindo seus agravos até que a vitima receba atendimento de emergência adequado. Este pré-atendimento tem fundamental importância, seja nas indústrias ou não, pois evita complicações futuras e pode até salvar vidas. Contudo, deve ser realizado pelo socorrista (profissional que vai fazer o atendimento) que deve ter treinamento e realizar o atendimento em condições seguras para a prestação de socorro. É importante, após realizar o primeiro atendimento, solicitar ou encaminhar a vítima para avaliação médica.
Esses cuidados devem ser oferecidos também aos pacientes que são acometidos por ferimentos contusos e penetrantes, com a finalidade de impedir que sejam ocasionados complicações maiores.
Ferimentos contusos, que são aqueles causados pela interação física entre a epiderme íntegra e alguma superfície ou objeto de dureza maior do que das células da epiderme, exemplo quando caímos no cimento, existe grande probabilidade de ferimentos contusos.
Ferimentos perfurantes, são aqueles que resultam da interação entre a derme e um objeto pontiagudo, como exemplo uma furadeira que escapa ao controle do operador e acaba por atingir sua mão, a probabilidade de atingir camadas mais profundas da pele é muito grande. Também podemos encontrar objetos presos no paciente, e nesses casos nunca devemos tentar retirar o objeto.
Esta classificação, embora simples, serve de ponto de partida, para a classificação precisa de qualquer tipo de ferimento, pois a grande maioria deles são mistos, como os ferimentos perfuro-contusos, que apresentam características perfurantes, associadas a uma interação física forte entre a área afetada e a superfície de