Relatorio de alunos
Tema abordado no Encontro: Orientações sobre a elaboração dos relatórios dos alunos.
Aspectos relevantes para a elaboração do relatório de desenvolvimento individual do aluno
Avaliar é tomar partido, é aceitar o outro como ele se apresenta, é ter responsabilidade, compromisso com o outro e, portanto, consigo mesmo, com uma nova perspectiva, com uma dimensão ética.
Relatório é uma narração ou descrição verbal ou escrita, ordenada, sucinta e minuciosa de um determinado fato. O relatório de desenvolvimento do aluno que tem por objetivo levar o educador a acompanhar o processo de construção do conhecimento do aluno e intervir com pertinência, no sentido de contribuir para o seu desenvolvimento integral, no processo de aprendizagem.
O ato de escrever deve ser precedido pelo ato de pensar de tal modo que, antes de iniciar a produção do relatório, o professor deve ter elaborado e ordenado suas idéias, para poder dedicar-se à qualidade do texto, esmerando-se para registrar com simplicidade e objetividade o processo vivido pelo aluno, suas conquistas e descobertas.
A escolha adequada das palavras, expressões e/ou citações a serem empregadas no texto do relatório de desenvolvimento do aluno também são muito importante na construção dos relatórios.
Palavras e expressões a serem evitadas:
Adjetivos comparativos: Maria é mais levada.
Adjetivos superlativos: Maria é levadíssima e/ou muito levada.
Advérbios de intensidade: Maria nunca faz....
Palavras atenuantes (imprecisas): Maria parece levada.
Julgamentos e/ou prognósticos que só devem ser aferidos por médicos ou especialistas: Maria é hiperativa.
Descrições estáticas, juízos de valor e rótulos: Maria é...., Maria não sabe.....
O relatório de desenvolvimento de cada criança deverá revelar a sua própria identidade em termos do seu desenvolvimento e das relações sociais: consigo, com os outros e principalmente com o educador.
É